ZfsL

O Zentrum für schulpraktische Lehrerausbildung Jülich(ZfsL) é uma instituição pública de formação de professores, pertencente ao Ministério da Educação, localizada no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Como instituição de formação inicial de professores, o ZfsL é especializado principalmente na formação e na avaliação orientada para o processo das competências práticas dos professores. A maioria dos cerca de 200 candidatos no departamento do ensino secundário e 75 no departamento de educação especial, recebem formação durante um período de 18 meses, após terem terminado o curso superior. O centro oferece ainda programas de qualificação profissionais destinados a pós-graduados no ensino que não tenham realizado o exame da universidade específico para o ensino, e cursos de adaptação especial para candidatos a professores com graus europeus (Directiva 2005/36/EC).

São facultados aos candidatos seminários em temáticas específicas e um seminário geral sobre competências de ensino, bem como são envolvidos na prática educativa como professores em escolas da região e recebem supervisão regular, por parte dos membros do instituto.

O programa do departamento é definido em termos das competências e princípios exigidos na profissão docente, sendo o currículo focado no desenvolvimento de módulos de formação e de unidades de simulação da situação de ensino. Colaboram no centro 53 instrutores e professores experientes do ensino secundário, que participam continuamente em formações profissionais.