St. Patricks College

O St. Patricks College, em Drumcondra, é uma das maiores faculdades de educação da Irlanda, com aproximadamente 2500 alunos a frequentar cursos de Educação e Humanidades, a nível da licenciatura e dos estudos pós-graduados. A faculdade está inserida, desde 1993, na Universidade de Dublin, e todos os seus cursos estão acreditados pela Universidade. Actualmente está em curso um programa de remodelação e expansão da faculdade, prevendo-se que com a sua finalização, em 2015, a capacidade da faculdade duplique e que as suas instalações sejam melhoradas e modernizadas. A Faculdade de Educação é responsável por uma série de ciclos de estudos, desde o bacharelato ao nível de programas de doutoramento. O Bacharelato em Educação é o programa mais importante da Faculdade, com o intuito de formar professores do 1º ciclo. Neste ano, o curso foi alargado para quatro anos e a componente aplicada foi também estendida para assegurar que os alunos terão uma formação adequada tanto na componente académica, como na componente prática. Estas mudanças, bem como a qualificação dos alunos a frequentar o curso, garantem um corpo discente altamente motivado. Existe ainda uma variedade de programas educativos, como o Mestrado em Educação, distinguindo-se no contexto irlandês por se focar explicitamente nas práticas de sala-de-aula dos professores. As investigações relacionadas com os graus de Mestre e Doutor centram-se especialmente nas questões educativas mais salientes, como a educação em contextos desfavorecidos, educação especial, literacia e avaliação. Os colaboradores da Faculdade de Educação combinam os conhecimentos da prática (foram já professores, na maioria) com a formação académica e de investigação, reforçando o seu desenvolvimento através das ligações existentes com outras instituições internacionais, como na Europa e nos Estados Unidos. Existe também um programa que envolve países em desenvolvimento e onde diversos colaboradores têm tido a oportunidade de trabalhar com colegas estrangeiros. A Faculdade de Humanidades organiza ciclos de estudos desde o nível de Bacharelato até ao nível Doutoral e oferece cursos estimulantes relacionados com diversas áreas do conhecimento que dão forma ao mundo envolvente.

A frequência em cursos de Humanidades prepara os estudantes com uma série de competências-chave para compreender, interpretar e contribuir para a sociedade moderna. Cada área de estudo oferece aos alunos a oportunidade para desenvolver e aprofundar os conhecimentos e a compreensão de uma disciplina académica específica. Para além dos conhecimentos e competências base intrínsecos a cada disciplina, os estudantes são encorajados à leitura crítica e aprofundada e a reflectir sobre as suas leituras, adaptando as suas respostas aos desafios colocados por estas áreas de estudo. Os estudantes podem escolher livremente áreas de estudo, do leque de disciplinas oferecido no programa de Bacharelato e assim adequar a sua formação aos seus interesses e necessidades.

O envolvimento activo na investigação é uma característica determinante da ética da Faculdade, sendo promovido pelo facto do Centro Nacional de Investigação em Educação estar localizado na Faculdade (Educational Research Centre). Este Centro apresenta uma reputação internacional na investigação relacionada com a avaliação e intervenção no âmbito dos contextos educativos desfavorecidos. A maioria dos colaboradores da faculdade está envolvida na publicação de e na realização de relatórios anuais da investigação realizada, demonstrando o grande número de artigos publicados em revistas científicas com grande impacto. Os domínios onde estão a ser desenvolvidas investigações de grande qualidade incluem a educação especial, tecnologias de informação e comunicação, resiliência em professores e avaliação.